Conhecendo o SQL Server 2005 Express Edition
O SQL Server Express é uma plataforma de banco de dados baseada nas tecnologias do SQL Server 2005 e chega para substituir o MSDE 2000. Ele é um produto gratuito e possui características de rede e segurança que o diferenciam das demais edições do SQL Server 2005.
Esta edição do SQL Server Express tem como grande promessa uma superior facilidade de utilização com um processo de instalação simples e robusto e com uma ferramenta gráfica (SQL Express Manager), que permitirá realizar a adminsitração do servidor de uma forma simples e prática.
O SQL Server Express foi desenvolvido tendo em mente duas utilizações básicas: A primeira, como um servidor de produtos, especialmente como um Web Server ou Database Server. O segundo, como um cliente stand-alone, onde a aplicação não precise depender de uma rede para obter acesso aos dados.
O SQL Server Express usa o mesmo engine que as demais edições do SQL Server 2005, mas por ser uma edição digamos, light, possui algumas limitações. O engine suporta 1CPU, 1GB RAM e banco de dados com até 4GB (MSDE 2 GB). Uma mudança significativa em relação ao MSDE 2000 é que o engine do SQL Express não possui a limitação de usuários concorrentes, conhecida como “Concurrent Workload Governor” onde a performance do MSDE 2000 é extremamente prejudicada na medida em que as conexões concorrentes de usuários aumentam.
O SQL Server Express até pode ser instalado em máquinas multipracessadas mas somente 1 CPU será reconhecida pelo engine. Como consequência, características como execução de consultas em pararelo não é suportado pelo SQL Server Express.
O limite de 1GB RAM é apenas para o buffer pool. O buffer pool é usado para o armazenamento de páginas de dados e outras informações. A memória necessária para o gerenciamento de conexões, locks e outros não estão incluídos neste limite de 1GB. Sendo assim, o SQL Express pode ser instalado normalmente em máquinas com mais de 1GB, mas ele nunca usará mais que 1GB para o buffer pool. AWE ou /3GB não é suportado.
O limite de 4GB para o banco de dados é aplicado apenas para o arquivo de dados. Entretando, não existe limite para o número de banco de dados que você pode colocar no servidor.
O SQL Server Express suporta instalação side-by-side com outras versões do SQL Server, podendo coexistir na mesma máquina junto com instalações do SQL Server 2000, SQL Server 2005 ou MSDE 2000. Suporta um número máximo de 50 instâncias na mesma máquina desde que cada instância seja unicamente identifica, ou seja, você pode realizar até 50 instalações do SQL Express desde que cada instância tenha um nome diferente. Por padrão o SQL Server Express é instalado com uma named instance chamada SQLEXPRESS.
Ferramentas
Diferente do MSDE 2000 que não possui ferramenta gráfica, o SQL Server Express possuirá uma ferramenta gráfica chamada SQL Server Express Manager (XM). Esta, ainda em faze de desenvolvimento permitirá uma fácil administração dos bancos de dados e será distribuída separadamente em forma de download.
O XM suportará conexões para SQL Server Express e outras edições do SQL Server 2005, SQL Server 2000 e MSDE 2000. Uma janela de conexão guiará o usuário através da seleção de uma instância e o método de autenticação a ser utilizado, suportando conexões locais ou remotas. Diversas funcionalidades de gerenciamento de banco de dados estarão disponíveis através do menu de contexto (botão direito) e wizards. Entre elas podemos citar, criar e modificar banco de dados, tabelas, usuários e logins. O Query Editor do XM permitirá o desenvolvimento e execução de instruções T-SQL e scripts.
(Fonte: Linha de Código:
http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=947&pag=1)