Olá
normalmente todo tipo de leitor de código funciona de duas formas:
1) Com padrões de teclado: quando se passa o cartão na leito "parece" que foi digitado pelo teclado;
2) Através de DLL de comunicação.
No 2º tipo, se você não tem a DLL do fabricante e seus manuais, esqueça, vc precisa achar isso com o fabricante. Trablaho com leitores a 10 anos, se passa pela sua mente criar uma DLL, é praticamente impossível, não vale a pena....